Sunday, April 23, 2006

A Invenção

Nome do alunoNuno Gonçalves Regadas 3TM1

Nome da manifestação artística
“A Invenção do Dia Claro”

Título do projecto
A definir

Objectivos
O principal objectivo seria o de fazer um produto em que o utilizador aprendesse algo enquanto o usa, um produto inspirado numa obra de 1921 mas que seja intemporal. Aliás os temas de que trata o livro foram discutidos, são discutidos e serão discutidos.

Metodologia
A definir

Referências bibliográficas
As minhas referências ainda estão a ser construídas.


O livro começa por um comentário do autor. “Livro” é o título. Termina com a frase: “Quando eu nasci, as frases que hão-se salvar a Humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa – salvar a Humanidade.

Podemos pensar que as mesmas palavras que salvam a Humanidade também a podem destruir. As palavras são o mote para se fazer uma viagem, viagem que pode ser física ou mental, em que, no último caso, o utilizador poderia ver e participar activamente na construção de um conhecimento.

Pretendo fazer uma proposta de leitura interactiva em que apresento ao leitor a metáfora de uma viagem. A viagem das letras, das palavras, em suma, da Humanidade. No livro são feitas alusões a temas como a família, o amor, a liberdade e a religião. Todos os temas focados aparecem quase sempre de forma interligada. Por exemplo, o tema religião surge porque o narrador pegou numa mão cheia de palavras, as atirou e elas ficaram assim dispostas na mesa.

Há constantemente no final de cada parte as “Confidencias”, momentos em que o narrador/autor fala com a “mãe”. No trabalho também poderia ter em certos momentos estas participações do narrador. Seria algo que estimulasse a interacção entre utilizador – produto. Algumas destas frases poderiam ser colocadas sobre a forma de jogos, por exemplo.

A abordagem que pretendo fazer é dar este tom quase filosófico da metáfora da viagem para chegar à realização pessoal. O utilizador deste produto multimédia sentir-se-ia como membro da viagem, alguém que viajava com o narrador. O objectivo seria o de fazer com que o utilizador percebesse a evolução que a Humanidade sofre ao longo do tempo. Os pontos existentes por onde o leitor teria de passar seriam o início e o fim.
Contudo a forma de alcançar o final dependeria do percurso feito pelo utilizador.


Como fazer isto?
Gostava que no trabalho o utilizador/leitor tivesse a oportunidade de aprender aquilo que o Almada aprendeu, os conhecimentos que adquiriu e depois passou para o papel.
À medida que o utilizador navegava ia tendo acesso a diferentes momentos da viagem. A navegação não seria totalmente aleatória. O meu objectivo é que o utilizador apreenda alguns conhecimentos. Tudo o que seria apresentado faria parte de um nível de pensamento a que não estamos habituados, algo que vai além do dia-a-dia.

Concretamente, ainda não tenho nada definido para dar forma a esta ideia. Contudo, não quero fazer uma abordagem que seja, meramente, a passagem para o multimédia o conteúdo do livro.
Na capa do livro está escrito: “Escripta de uma só maneira para todas as espécies de orgulho”. Talvez alterasse esta afirmação para: “Escripta de muitas maneiras para todas as espécies de orgulho”, uma vez que cada utilizador poderia fazer a sua própria narrativa, o seu próprio percurso de aprendizagem.

Uma possibilidade de abordagem à leitura interactiva poderia ser a inclusão de fotos de época, visto que também gostaria de remeter para o período em que este livro foi escrito (1921), ainda que o objectivo fosse o de fazer um produto intemporal.
Queria que com este trabalho o utilizador fosse o parceiro na viagem do narrador.
Ainda me aguarda muito trabalhinho.

“A Eternidade existe mas não tão devagar!” (Quadrado Azul, 1917)

“A laranjeira ao pé da nora já me conhecia – punha-se a fingir que era o vento que a fazia mexer.” (A Invenção do Dia Claro, 1921)

Nuno Gonçalves Regadas 3TM1

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