Tuesday, May 16, 2006

Isto é assim...

O meu trabalho de Hipermédia e Estruturas Narrativas é baseado na obra que Almada chegou a chamar “o seu único livro”. Graça Videira Lopes da UNL no seu texto “A acção é só vendo”: o olhar do pintor na obra narrativa de Almada Negreiros” refere que este é o livro de Almada mais difícil de classificar. É verdade. A sua leitura é complexa pelo que se podem retirar muitas conclusões.
Decidi integrar a obra no seu contexto histórico. Século XX, Portugal.

A ideia que vai ligar todo o meu trabalho é a “Palavra”. Palavras porquê?
Foram elas que começaram a pintar o mundo, são elas que nos mostram como viviam as antigas civilizações como a egípcia ou a fenícia, tal como refere Almada.
A palavra e o grafismo terão uma grande importância na construção do trabalho. Vão ser elementos que definem o trabalho. Por vezes as palavras vão ser, elas próprias, elementos gráficos, à semelhança do que faziam os modernistas.
O meu trabalho vai oscilar entre momentos de maior interactividade e de narratividade.
Como no livro se refere a existência de uma viagem mais pessoal, em que se aprende a viver e a pensar nos assuntos, vou abordar alguns temas do livro, mas também outros que não estão sequer descritos no livro. Os temas, apesar de parecerem pequenos fragmentos, são na prática a forma de chegar ao fim da leitura interactiva. Podem, de facto funcionar de modo autónomo. Contudo, não teriam o mesmo impacto e o mesmo resultado. O que pretendo é que o utilizador percorra uma série de cenários que o façam perceber, após algumas utilizações, que objectivo desta proposta de leitura é o de ter uma visão do que é a vida e de como devemos encarar a vida. Aliás, “O Regresso ou o Homem sentado”, última parte do livro, é a visão de alguém que já passou por todas as fases de crescimento de uma pessoa, alguém que chegou a uma fase em que já percebe o porquê das coisas.
Como estamos a falar de um trabalho de multimédia, são tidos em consideração todos os meios disponíveis para enriquecer o trabalho. O som está a ser pensado ao mesmo tempo que os restantes meios. Não será nada deixado ao acaso.


Como se estrutura o trabalho: (provisoriamente com 2 grandes secções)

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As duas grandes metades da humanidade, os homens e as mulheres.
Neste ponto pensei num jogo. O jogo tem o titulo de: ”Mankind”.
Há duas figuras, uma masculina e outra feminina. O objectivo é criar um homem e uma mulher a partir de alguns estereótipos mais conhecidos de todos.
Qual o objectivo deste jogo?
Acertar na correspondência do estereótipo à figura do homem ou da mulher. No final do jogo há um pequeno momento de narratividade. A grande conclusão é de que uma das metades, só existe porque há uma outra metade. A velha expressão: Não podemos viver com elas, mas não podemos viver sem elas.
A palavra vai ter uma grande importância neste jogo.
Este jogo tem um objectivo extra porque haverá outro capítulo em que será tratado o tema da verdade. Será que estes estereótipos correspondem à verdade? Esta é uma pergunta que fica no ar.

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Uma outra secção é a da revolução. O mundo era sempre igual. Tudo acontece da mesma forma. Aconteceu ontem, acontece hoje e amanhã vai ser igual. O que é preciso para mudar o rumo dos acontecimentos. Neste ponto vou apresentar um pequeno apontamento do que foi o modernismo português. A liberdade que foi dada à geração modernista para tratar os temas mais variados das mais variadas formas.
Neste ponto vai haver algumas composições feitas por mim que remetam para o espírito modernista, composições à base da colagem, por exemplo. A inspiração está nos panfletos, pinturas e textos de época. Outra possível inspiração gráfica é a escola russa do construtivismo.


Forma de apresentação:

# Uma conferência improvisada vai ter lugar em 1921. Aparece a imagem de uma fachada em que se vê um cartaz de época afixado, mal colado, com a indicação da conferência.

# Aparece a imagem de uma praça (por exemplo, passeio alegre) com um orador. Corpo de humano com cabeça de desenho “por ele próprio” de Almada. Aqui o trabalho faz a transição da fase narrativa da intro para a fase interactiva. Aparecem palavras (tema que liga todo o trabalho). Estas palavras seriam os links para os outros locais desta conferência. Todo o trabalho seria passado nesta fase em que o autor se encontra numa conferência, em cima de uns andaimes.

# O Episódio da Flor. Pode haver um pequeno apontamento de comédia. Deus escreve direito por linhas tortas. Pode haver um pequeno vídeo que mostre alguém a desenhar linhas avulsas. Uma criança, alguém muito novo. A Palavra não terá de ser necessariamente Flor. Pode ser outra, ainda a definir. Mas neste ponto um vídeo poderia ser interessante, visto ser um produto multimédia.

#A verdade. O que representa o jogo mankind é tudo verdade? Esta apresentação ainda não está definida, contudo, pretende-se como uma espécie de conclusão.

Nuno Gonçalves Regadas

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